UCS
Vestuário Tradicional Gaúcho
VESTUÁRIO TRADICIONAL são as roupas usadas e repetidas de igual maneira, e por muito tempo, numa mesma comunidade. Seu nascimento vem do uso corriqueiro da população interiorana ou rural. O acervo Documenta Costumes mostra os trajes tradicionais do italiano, do gaúcho, do colono italiano e de outras etnias. Expõe, também, peças de uso pessoal dos descendentes desses personagens e objetos de seus usos e costumes.
  • VESTUARIO TRADUCIONAL GAUCHO
  • O gaúcho nasce junto a um gênero de vida ímpar no sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai. Um forte, o gaúcho é um homem sem fronteiras, entre 1700/1800, que costuma apeonar-se em estâncias por curtos espaços de tempo, levando uma vida errante e solitária. Considerado por alguns relatores, nesse período, como facínora, bandido e bandoleiro, o gaúcho exerce, na região de seu domínio, o fascínio de um ídolo-mito soma, provável, de um mau-caráter mas defensor de sua terra, bom vaqueiro, domador e valente.
  • A indumentária gauchesca provém de três origens distintas: indígena ou sulamericana, ibérica, mais lusitana, e a gauchesca, nascida no pampa, com próprio gaúcho.
  • A indígena acrescentou ao traje, o chiripá (tipo saia, primitivo), a faixa, a guaiaca, o pequeno poncho e a vincha.
  • A peninsula ibérica acrescentou as botas fortes (como as russilhonas), as esporas (como nazarenas), as ceroulas de crivo, os calções ( ou de Braga), o cinturão, a camisa, o jaleco, a jaqueta, o barrete, o chapéu de feltro ou de palha (o abeiro português) e o lenço.
  • A gauchesca introduziu vários tipos de esporas, as botas de garrão, o chiripá (tipo fralda, passado entre as pernas), o cinturão de guaiacas, o tirador, o poncho de seda. Ficaram, à margem, as bombachas turcas, ao que tudo indica.
  • O gaúcho foi, também, o tropeiro viajante, que levou ao interior da Serra Gaúcha, inclusive para os imigrantes italianos, as novidades em tecidos, em ferramentas, em objetos de uso culinário e agrícola.
  • É por sua influência que o colono inicia vestir as confortáveis bombachas para as lides a cavalo, no período entre 1920/1940.


Gaúcho Vestuário Tradicional e Costumes

História da indumentária típica do gaúcho brasileiro, desde 1620

Saiba mais
 

Prataria Gauchesca

Objetos feitos de prata e alpaca para o uso no vestuário e nos arreios do gaúcho, na Argentina, Brasil e Uruguai

Saiba mais
 

Gaúcho Iconografia

Costumes do gaúcho brasileiro, argentino e uruguaio através de imagens e esculturas, desde 1790.

Saiba mais
 

Gaúchos de Locatelli e Reilly

Costumes do gaúcho brasileiro, argentino e uruguaio através de imagens e esculturas, desde 1950.

Saiba mais