UCS
Indumentária Ítalo-Brasileira
INDUMENTÁRIA é a ciência que estuda o vestuário em relação a certas épocas históricas e que já aconteceu e que, portanto, não pode ser mudado. O acervo Documenta Costumes mostra, principalmente, a trajetória do vestir no Rio Grande do Sul e na Serra Gaúcha.

INDUMENTÁRIA ÍTALO-BRASILEIRA

A Itália é o país de origem dos antepassados imigrantes que se instalaram na Serra Gaúcha, vindos de diferentes regiões. Esses interioranos vestiam-se de maneira tradicional usando roupas confortáveis e resistentes. As peças trazidas por eles, e que também se tornaram características locais, são o avental, o corpete, a saia pregueada ou franzida, o lenço na cabeça e o lenço atravessado no peito. Documenta homenageia esses desbravadores.

  • VESTUARIO COLONIAL ITALIANO
  • A Serra Gaúcha foi colonizada a partir de 1875. O assentamento dessa imigração ocorreu entre 1875 e 1920.
  • Grupos sociais das regiões do norte da Itália (Itália Setentrional, principalmente das regiões do Vêneto, Trentino Alto Ádige e Lombardia), que deram origem à primeira leva da imigração italiana no Rio Grande do Sul e, mais tarde, aos outros grupos ou famílias que, isoladamente, vieram de todos os recantos daquele país (imigrantes que procediam da Itália Central e Meridional) trouxeram consigo uma vestimenta peculiar.
  • Os imigrantes italianos estavam praticamente isolados em suas propriedades coloniais. Eles e seus descendentes pouco contato tinham com as etnias provindas de outras localidades. A vida social do grupo se restringia a encontros domingueiros na capela católica erguida por eles num local de acesso à todos.
  • O vestuário do grupo permaneceu inalterado por muitos anos e suas características irão convergir com as roupas trazidas pelos ancestrais. Usadas por longo tempo eram destinadas, depois do uso corporal, para as tarefas de limpeza. Algumas poucas peças sobreviveram a esse destino.



Trajes do Imigrante Italiano no Rio Grande do Sul

Indumentária do italiano emigrante e de seus descendentes no Rio Grande do Sul

Saiba mais