UCS
Figurinos
home / Vestuário/ Figurinos
FIGURINO é o conjunto de peças que compõe um vestuário criado para um personagem representativo. O acervo Documenta Costumes mostra os Figurinos de Vindima usados na Festa da Uva, de cenas operísticas e eventos sociais.
Criar um traje que tenha a fisionomia de um grupo social, isto é, um figurino, requer estudar o tempo, a utilidade, a durabilidade, a tradição, a comunidade de que ele será o representante. A memória coletiva desses indivíduos preserva suas raízes, mantém seus dados biográficos, e o figurino que os personifica revela tanto a época quanto o local onde ele está inserido. Aparece no trabalho do figurinista o perfil psicológico do personagem, e não raras vezes, o perfil da própria comunidade. O figurino é o traje usado por um personagem que faz parte de um relato, e o figurinista é o profissional que o idealiza ou o cria. É necessário que o figurinista conheça a fundo o desenrolar da história a ser tratada, pois o figurino tem que revelar e identificar de imediato o tal personagem. O figurinista interpreta a época a ser exposta e desenvolve sua pesquisa, compondo, e idealizando  por fim, a vestimenta a ser usada. É importante que o figurinista tenha noções de cenografia, de modelagem, de costura e, também, de uso de cores, texturas e transparências.

A moda, na maioria das vezes, produz um produto seriado competitivo no mercado; o figurino é sempre uma criação exclusiva, restrita, especial, honorável.