UCS
Conceito
home / Vestuário/ Conceito
VESTUÁRIO é o conjunto de peças de roupas que se usa indiferentemente da ocasião ou função. A roupa diz muito de quem a veste, mostra seu modo de viver, explicita e identifica seu modo de ser. Pesquisando a roupas, sabe-se do homem, de seu ofício, de seu envolvimento, de seu gosto e de seus costumes. Através do vestuário se conhece o cotidiano de quem o veste, a sua intimidade, a sua vida.

Vestuário é comunicação. Serão clássicas, as pessoas que vestem roupas de alfaiataria – terno e gravata ou tailleur feminino; modernas, quando usam a moda vigente; vanguardistas, quando mostram modelos extravagantes e únicos; e tradicionais quando portam uma veste que identifica suas próprias origens. A singeleza do vestuário tradicional sempre emociona. Pelas variadas misturas de cores, pelos muitos tipos de tecidos utilizados e, também, pela absoluta falta de preocupação com a moda.

Quando um traje tradicional está em pauta, a pessoa que o carrega conta uma história, está envolta por um significado, enverga uma identidade comunitária. A veste nesse momento informa sem argumentos, identificando um personagem. Essa roupa usa códigos e convenções ditadas pelo grupo social que os determina e identifica perante a comunidade mundial. Há símbolos e signos para fundamentar essa comunicação e, quando esquecidos ou alterados, perde-se a identidade particular.

Assim, ao contrário da moda, o vestuário tradicional veste de forma regular, repetindo elementos, evidenciando as diferenças que lhes dão identidade. Do latim traditio, tradere, entregar, a tradição tem a tarefa de levar, de entregar às gerações futuras o bem comunitário, que se sobrepõe à morte.